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ENDOCRINOLOGISTA ORIENTA PARA O CONSUMO CONSCIENTE DO CHOCOLATE POR ADULTOS E CRIANÇAS

10/03/2015
<div class="CorpoNoticia Interna" style="outline: none; margin: 0px 0px 16px; padding: 0px 0px 20px; border-width: 0px 0px 1px; border-bottom-style: dashed; border-color: #29448b #29448b #cccccc; width: 775px; float: left; color: #0a79c1; font-family: 'segoe ui', segoe, tahoma, helvetica, arial, sans-serif; font-size: 13px; line-height: 13px; background-color: rgba(255, 255, 255, 0.85098);"> <div class="InfosNoticia" style="outline: none; margin: 0px; padding: 0px 0px 10px; border: 0px; float: left; width: 775px;"> <h3 class="TitleNoticia" style="outline: none; margin: auto auto 20px; padding: 0px; border: 0px; font-weight: 300; font-family: 'segoe ui semilight', 'segoe ui', segoe, tahoma, helvetica, arial, sans-serif; color: #262626; font-size: 23px;"></h3> <span class="ImgDestaque" style="outline: none; margin: 0px 20px 0px 0px; padding: 0px; border-width: 0px 0px 4px; border-bottom-style: solid; max-width: 326px; float: left; height: 150px; display: block; overflow: hidden; background-color: #29448b;"><img alt="" src="https://hmcg.sharepoint.com/PublishingImages/choco.jpg?RenditionID=12" style="outline: none; margin: 0px; padding: 0px; border: none; -webkit-tap-highlight-color: transparent; max-height: 326px;" /></span> <div class="ExternalClass02C52EEAD3A249F2ADB0B5CB39A30491" style="outline: none; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px;"> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px;">​</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">Depois das tenta&ccedil;&otilde;es do Carnaval, agora &eacute; hora de enfrentar a tenta&ccedil;&atilde;o da P&aacute;scoa: o chocolate. Quase uma unanimidade nacional, o alimento agrada a todas as idades e &eacute; a grande estrela desta &eacute;poca, na forma de Ovo de P&aacute;scoa. Por&eacute;m, seu consumo exige cautela, como explica o endocrinologista do&nbsp;<strong style="outline: none; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px;">HMCG</strong>, M&aacute;rcio Krakauer, para n&atilde;o desequilibrar a sa&uacute;de.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">"Chocolates s&atilde;o alimentos que t&ecirc;m um poder de levar &agrave; sensa&ccedil;&atilde;o de prazer muito intenso. H&aacute; muitos tipos de chocolate em rela&ccedil;&atilde;o ao n&iacute;vel de cacau existente na f&oacute;rmula, quantidade de a&ccedil;&uacute;car e gordura. Todo tipo de chocolate libera a secre&ccedil;&atilde;o de serotonina e, em pequenas quantidades em torno de 50g, este efeito j&aacute; pode ser sentido de imediato", explica o m&eacute;dico.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">Por&eacute;m, o especialista lembra que trata-se de um alimento muito cal&oacute;rico e que, portanto, deve ser consumido em pequenas por&ccedil;&otilde;es. Segundo o o m&eacute;dico, o consumo di&aacute;rio de chocolate deve ser evitado, pois pode estimular a compuls&atilde;o.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">Entre as dezenas de op&ccedil;&otilde;es de Ovos de P&aacute;scoa e outras apresenta&ccedil;&otilde;es de receitas de chocolate nesta &eacute;poca, os diet e light parecem seduzir com a promessa de zero a&ccedil;&uacute;car e menos gordura. Por&eacute;m, eles tamb&eacute;m devem estar sob vigil&acirc;ncia, especialmente por pessoas portadoras do diabetes. "N&atilde;o h&aacute; nenhum alimento totalmente liberado para portadores de diabetes e para os n&atilde;o-portadores. Tudo pode ser consumido com modera&ccedil;&atilde;o. Recomendo que nunca coma uma ovo inteiro, mas sim, divida em pequenas por&ccedil;&otilde;es di&aacute;rias", orienta Krakauer.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">O m&eacute;dico confirma que as vers&otilde;es light realmente possuem menos gordura e calorias, por&eacute;m, ainda assim, o volume cal&oacute;rico final pode ser muito elevado. Portanto, o que deve prevalecer &eacute; o controle de se consumir por&ccedil;&otilde;es fracionadas em pequenos peda&ccedil;os que n&atilde;o ultrapassem 50g por dia.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">Mais dif&iacute;cil do que controlar o consumo de chocolate &eacute; convencer as crian&ccedil;as de comer apenas pequenas por&ccedil;&otilde;es. Mas esta tarefa &eacute; necess&aacute;ria, j&aacute; que o Brasil tem avan&ccedil;ado em ritmo acelerado em casos de obesidade infantil e, por consequ&ecirc;ncia, com o diabetes Tipo 2 em crian&ccedil;as e adolescentes.</p> <p style="outline: none; margin-right: 0px; margin-left: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-size: 14px; color: #2c2c2f; line-height: 20px; text-align: justify;">"Negocia&ccedil;&atilde;o &eacute; a palavra-chave. Trocas, informa&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o proibir, mas limitar o consumo, para conter o excesso. Assim, ser&aacute; poss&iacute;vel saborear de forma mais inteligente essa maravilha da humanidade", orienta o endocrinologista.​</p> </div> </div> </div>

MÉDICO DESTACA A IMPORTÂNCIA DE TESTAR O “FÔLEGO” DOS FOLIÕES ANTES DO CARNAVAL

10/02/2015
<p><em><span style="font-size: 16px;"><br /> <br /> <br /> <br /> <br /> <br /> Cl&iacute;nico Geral do Hospital e Maternidade Dr Christ&oacute;v&atilde;o da Gama alerta sobre condicionamento f&iacute;sico</span></em></p> <p><em><span style="font-size: 11pt; font-family: calibri, sans-serif;"><br /> <br /> <strong></strong></span></em></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><br /> <br /> <br /> Faltam poucos dias para a maior festa popular do Brasil, o Carnaval. E &agrave;s v&eacute;speras dos quatro dias de brinca-<br /> deira, como ser&aacute; que anda a sa&uacute;de dos foli&otilde;es? O cl&iacute;nico geral Richard Rosenblat, do <strong>HMCG,</strong> alerta que para quem n&atilde;o abre m&atilde;o de participar do Carnaval, &eacute; importante que o condicionamento f&iacute;sico esteja devidamente testado.</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">&ldquo;Esta &eacute; uma festa que coincide com a esta&ccedil;&atilde;o mais quente do ano e, portanto, coloca as pessoas em estresse f&iacute;sico. J&aacute; os ingredientes t&iacute;picos do Carnaval s&atilde;o dan&ccedil;a e bebida alco&oacute;lica, apreciadas em ambientes quentes e tumultuados que adicionam elementos de risco para a sa&uacute;de dos foli&otilde;es&rdquo;, lembra o m&eacute;dico.</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Segundo o cl&iacute;nico geral, se for poss&iacute;vel, o ideal &eacute; que as pessoas que ir&atilde;o participar ativamente, principalmente os que t&ecirc;m idade acima de 40 anos,&nbsp;submetam-se a alguns testes b&aacute;sicos como eletrocardiograma, avaliem a press&atilde;o arterial e certifiquem-se de n&atilde;o estarem com nenhum tipo de altera&ccedil;&atilde;o de sa&uacute;de que possa provocar vertigens s&uacute;bitas, a exemplo do diabetes. &ldquo;Estas avalia&ccedil;&otilde;es s&atilde;o r&aacute;pidas e podem evitar que o foli&atilde;o submeta-se a exageros que possam abreviar os dias de festa&rdquo;, avisa doutor Rosenblat.</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Alimentar-se bem e sem intervalos muito longos &eacute; primordial para antes e durante o Carnaval. Os alimentos de f&aacute;cil digest&atilde;o como os carboidratos (arroz, macarr&atilde;o, p&atilde;es) s&atilde;o os mais recomendados. As barrinhas de cereais tamb&eacute;m s&atilde;o &oacute;tima op&ccedil;&atilde;o e podem ser levadas para as festas, para garantir dose extra de energia. Ingerir muito l&iacute;quido antes, durante e depois da folia tamb&eacute;m faz parte das recomenda&ccedil;&otilde;es, com prefer&ecirc;ncia &agrave; &aacute;gua e sucos. &ldquo;A bebida alco&oacute;lica pode ser ingerida com modera&ccedil;&atilde;o e sua ingest&atilde;o deve ser alternada com alimentos e l&iacute;quidos n&atilde;o alco&oacute;licos, para que o corpo n&atilde;o entre em estresse&rdquo;, informa. &nbsp;</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><strong>Crian&ccedil;as</strong> &ndash; De maneira geral, a orienta&ccedil;&atilde;o &eacute; que os foli&otilde;es n&atilde;o habituados a atividades exaustivas devem respeitar os pr&oacute;prios limites. Para os pais, vale lembrar que os cuidados com as crian&ccedil;as s&atilde;o os mesmos que para os adultos e recomenda-se deixar que eles tenham um descanso adequado, especialmente nos intervalos entre uma atividade e outra. O sono &eacute; ainda mais essencial nestes momentos como efeito reparador do organismo.</span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">De acordo com o especialista, os p&eacute;s, assim como em qualquer atividade f&iacute;sica, s&atilde;o os que mais sofrem com as horas de sacolejos, pois s&atilde;o o maior ponto de impacto com o ch&atilde;o. &ldquo;O ideal &eacute; evitar ficar descal&ccedil;o ou de sand&aacute;lias. A prefer&ecirc;ncia s&atilde;o cal&ccedil;ados leves, confort&aacute;veis e fechados para evitar se machucar e antecipar o fim da festa. Uma boa op&ccedil;&atilde;o &eacute; cal&ccedil;ar t&ecirc;nis que foram amaciados com o uso&rdquo;, diz o m&eacute;dico. Seguindo as boas dicas e usando o bom senso, agora &eacute; s&oacute; aproveitar a alegria contagiante do Carnaval!<br /> <br /> <br /> <img alt="" src="/FixedFiles/Noticia/Sem%20t%C3%ADtulo-1.jpg" /><br /> </span></p>

ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO REQUER NOVO OLHAR SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS LIGADAS AO TEMPO

08/12/2014
<p style="text-align: center;"><strong> </strong></p> <p style="text-align: center;"><em><span style="font-size: 14px;"><span style="font-size: 16px;"><strong>Na &aacute;rea ortop&eacute;dica, aumentam os casos ligados a desgastes articulares e de coluna</strong></span><br /> <br /> </span></em></p> <p style="text-align: center;"><strong><span style="font-size: 14px;"> </span></strong></p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">A longevidade do brasileiro que elevou a m&eacute;dia de vida para 73,9 anos contra os 62,7 anos registrados nos anos 80, exige novas aten&ccedil;&otilde;es com a sa&uacute;de para que possa ser aproveitada. Vivendo mais, certamente as pessoas ter&atilde;o contato com problemas de sa&uacute;de antes desconhecidos por serem tipicamente relacionados ao tempo de vida. Entre eles est&atilde;o as falhas mentais, a exemplo do Mal de Alzheimer, ou as motoras como os problemas relacionados a quest&otilde;es ortop&eacute;dicas. Segundo dados do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, nos &uacute;ltimos cinco anos o n&uacute;mero das chamadas &ldquo;fraturas de fragilidade&rdquo; em idosos, associadas &agrave; osteoporose e outras doen&ccedil;as &oacute;sseas, aumentou em quase 30%. </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">&ldquo;As principais causas para o aumento dos problemas ortop&eacute;dicos em idosos s&atilde;o a falta de preven&ccedil;&atilde;o e as defici&ecirc;ncias na presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os, que n&atilde;o acompanham o avan&ccedil;o do envelhecimento da popula&ccedil;&atilde;o&rdquo;, afirma Leonardo Ribeiro, ortopedista do <strong>Hospital e Maternidade Dr. Christ&oacute;v&atilde;o da Gama.</strong> E &eacute; preciso muita aten&ccedil;&atilde;o, pois de acordo com dados do IBGE, at&eacute; 2030 o grupo de idosos ser&aacute; maior que o de crian&ccedil;as e em 2055 &eacute; previsto que o total de idosos seja maior que a de jovens com at&eacute; 29 anos. </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Segundo o especialista, &agrave; medida que os anos passam, existe uma perda natural de massa &oacute;ssea causada pelo envelhecimento, afetando principalmente os joelhos, tornozelos, ombros e coluna. Por isso, o acompanhamento por um especialista deve come&ccedil;ar por volta dos 40 anos, quando os estudos apontam para o in&iacute;cio da perda de massa &oacute;ssea, e no caso das mulheres a aten&ccedil;&atilde;o deve ser redobrada ap&oacute;s a menopausa. &ldquo;Quanto antes se inicia exames preventivos, aumenta a chance de se avaliar o ritmo da perda &oacute;ssea assim como as consequ&ecirc;ncias, a exemplo da osteoporose, diminuindo o risco de fraturas&rdquo;, alerta o m&eacute;dico. Al&eacute;m dos cuidados com a sa&uacute;de, &eacute; importante ressaltar que muitos destes acidentes acontecem dentro de casa, portanto, adaptar os ambientes para o idoso &eacute; fundamental para prevenir quedas. Evitar o uso de tapetes, utilizar corrim&atilde;o nos corredores, nas escadas e no banheiro, optar por pisos menos escorregadios, manter uma luz noturna na casa entre outros cuidados, s&atilde;o essenciais para impedir o mais s&eacute;rio e frequente acidente dom&eacute;stico, principal causa de morte acidental em pessoas acima de 65 anos.</span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;">Outros problemas ligados ao desgaste de articula&ccedil;&otilde;es ou de coluna tamb&eacute;m aumentam a lista de problemas de sa&uacute;de envolvendo a ortopedia. &ldquo;N&atilde;o h&aacute; d&uacute;vida que em pa&iacute;ses como o Brasil, onde a popula&ccedil;&atilde;o est&aacute; envelhecendo, os casos de problemas ligados a ortopedia cres&ccedil;am, afinal quanto mais tempo n&oacute;s vivemos, mais estamos suscet&iacute;veis a acidentes e a doen&ccedil;as ligadas &agrave; velhice&rdquo;, afirma o especialista. Protagonista dos problemas ortop&eacute;dicos, as quedas costumam atingir um a cada tr&ecirc;s idosos e deixam sequelas que interferem na qualidade de vida. &ldquo;Apesar do avan&ccedil;o da medicina nas cirurgias e fisioterapia, al&eacute;m do desenvolvimento de novas drogas e exames que t&ecirc;m permitido um diagn&oacute;stico mais preciso, a melhor forma de evitar estas morbidades &eacute; a preven&ccedil;&atilde;o. Exerc&iacute;cios f&iacute;sicos regulares, boa alimenta&ccedil;&atilde;o e o acesso a sistemas de sa&uacute;de, tamb&eacute;m podem evitar ou minimizar grande parte das doen&ccedil;as e traumas ortop&eacute;dicos", afirma o doutor.&nbsp;<br /> <br /> <br /> <img alt="" src="/FixedFiles/Noticia/pilates-idoso.jpg" /><br /> </span></p>
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