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Novidades

Fome emocional é camuflagem de acúmulos emocionais.

08/08/2014
<p style="text-align: center; line-height: 150%;"></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><strong><span style="font-size: 12px;">&nbsp;</span></strong><em style="text-align: center;"><span style="font-size: 12px;">Comportamento silencioso pode levar &agrave; obesidade e consequ&ecirc;ncias graves, como a bulimia<br /> <br /> </span></em></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">Sabe aquela sensa&ccedil;&atilde;o de vazio no est&ocirc;mago, mas sem que esteja ligada &agrave; necessidade de alimentar-se? O nome disso &eacute; fome emocional e nada tem a ver com a rotina saud&aacute;vel das refei&ccedil;&otilde;es, causando, na maioria das vezes, sobrepeso e at&eacute; obesidade. Segundo a nutricionista Vanessa T. Freire do Nascimento&nbsp;, do <strong>Hospital e Maternidade Dr. Christ&oacute;v&atilde;o da Gama</strong>, normalmente essa fome aparece repentinamente e com a sensa&ccedil;&atilde;o de querer comer algo, mas sem clareza de qual alimento se deseja. &ldquo;Neste momento, a pessoa acaba optando por alimentos mais cal&oacute;ricos ricos em gordura e a&ccedil;&uacute;car, com o pensamento de que esses alimentos trar&atilde;o o prazer idealizado&rdquo;, explica a nutricionista.</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">Outro exemplo de como a fome emocional pode se manifestar, &eacute; quando o indiv&iacute;duo abre a geladeira sem motivo certo e, se algum alimento chama sua aten&ccedil;&atilde;o, ele consome. Caso contr&aacute;rio ele continua com a sensa&ccedil;&atilde;o de que precisa comer algo e n&atilde;o sabe especificamente o que &eacute;. Como a fome emocional &eacute; uma quest&atilde;o psicol&oacute;gica, &eacute; importante se atentar a determinados sentimentos ligados &agrave; frustra&ccedil;&atilde;o e estresse. <strong></strong></span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">Outra caracter&iacute;stica da fome emocional &eacute; a chamada gula, que tamb&eacute;m se manifesta pela vontade cont&iacute;nua de comer algo mesmo estando satisfeito ap&oacute;s a refei&ccedil;&atilde;o. &ldquo;Em um grande desjejum como almo&ccedil;o ou jantar, o indiv&iacute;duo acaba&nbsp; fazendo a mesma refei&ccedil;&atilde;o duas vezes mesmo tendo ingerido o suficiente para suprir suas necessidades f&iacute;sicas, deixando assim o lado emocional dominar&rdquo;</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">Segundo explica a nutricionista, embora haja maior incid&ecirc;ncia entre as mulheres, a fome emocional pode atingir ambos os sexos, principalmente na fase da adolesc&ecirc;ncia at&eacute; adultos jovens. Os motivos mais comuns s&atilde;o autoestima baixa, estresse, ang&uacute;stia, tristeza entre outros sentimento</span>s.<span style="font-size: 12px;"> As dietas muito restritivas tamb&eacute;m se tornam alvo f&aacute;cil para a fome emocional, j&aacute; que geram ansiedade. Entre as mulheres, a TPM (Tens&atilde;o Pr&eacute;-Menstrual) pode ocasionar uma fome emocional sazonal, j&aacute; que a mulher fica emocionalmente mais fr&aacute;gil, com maior irritabilidade, e acaba se refugiando em alguns alimentos, principalmente os doces.</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">Como se trata de um transtorno silencioso e que apresentar&aacute; as consequ&ecirc;ncias a m&eacute;dio e longo prazo, a fome emocional tem como resultado previs&iacute;vel s&eacute;rios danos &agrave; sa&uacute;de como obesidade, hipertens&atilde;o, diabetes, dislipidemia, entre outros. &ldquo;O principal dano mental neste caso, ser&aacute; a culpa, j&aacute; que a pessoa tenta suprir seu problema emocional com o consumo exagerado de alimentos. Como num processo de contra-ataque, outros transtornos alimentares podem surgir, a exemplo da bulimia e distor&ccedil;&atilde;o da autoimagem&rdquo;, explica a profissional.</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 12px;">O tratamento deve ser com equipe multidisciplinar, envolvendo psic&oacute;logos, endocrinologistas e nutricionistas, para um resultado eficaz. Mas o primeiro passo &eacute; a pessoa se perceber v&iacute;tima da fome emocional. Um profissional de nutri&ccedil;&atilde;o pode ajudar a distinguir a sensa&ccedil;&atilde;o de fome fisiol&oacute;gica da fome emocional. &ldquo;Neste processo de descobertas, o profissional pode ajudar a pessoa a fazer melhores escolhas e trocar as guloseimas por alimentos saborosos e mais saud&aacute;veis&rdquo;.<strong> </strong>Alimentos ricos em triptofano como leite, iogurte, banana, nozes, auxiliam na produ&ccedil;&atilde;o de</span> neurotransmissores que trazem sensa&ccedil;&atilde;o de prazer e bom humor&rdquo;, ensina.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif;">&nbsp;</span></p> <table border="1" cellspacing="0" cellpadding="0" style="border-collapse: collapse;"> <tbody> <tr> <td colspan="2" valign="top" style="width: 471.5pt; border-top-style: solid; border-top-color: #4f81bd; border-top-width: 1pt; border-bottom-style: solid; border-bottom-color: #4f81bd; border-bottom-width: 1pt; padding: 0cm 5.4pt;"> <p style="text-align: center; line-height: 150%;"><span style="font-size: 14pt; line-height: 150%; color: #365f91; background: silver;">ALIMENTOS RICOS EM TRIPTOFANO E PRECURSORES DE SEROTONINA</span><strong> </strong></p> </td> </tr> <tr> <td valign="top" style="width: 259.15pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="color: #365f91;">&Aacute;cido F&oacute;lico</span><strong> </strong></p> </td> <td valign="top" style="width: 212.35pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Encontrado nas folhas de cor verde escuro, feij&atilde;o branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, ma&ccedil;&atilde; e soja.</span></p> </td> </tr> <tr style="height: 71.95pt;"> <td valign="top" style="width: 259.15pt; padding: 0cm 5.4pt; height: 71.95pt;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Vitamina B6<strong></strong></span></p> </td> <td valign="top" style="width: 212.35pt; padding: 0cm 5.4pt; height: 71.95pt;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif;">Encontrada amplamente em alimentos. A carne e o peixe s&atilde;o boas fontes, assim como legumes, verduras e cereais integrais.</span> </p> </td> </tr> <tr> <td valign="top" style="width: 259.15pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Magn&eacute;sio<strong></strong></span></p> </td> <td valign="top" style="width: 212.35pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Encontrado em alimentos como o tofu, soja, caju, tomate, salm&atilde;o, espinafre, aveia e arroz integral.</span></p> </td> </tr> <tr> <td valign="top" style="width: 259.15pt; padding: 0cm 5.4pt;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">C&aacute;lcio<strong></strong></span></p> </td> <td valign="top" style="width: 212.35pt; padding: 0cm 5.4pt;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif;">Encontrado em leite e derivados do leite, verduras verde escuras, gergelim, algas, am&ecirc;ndoas e leguminosas. </span> </p> </td> </tr> <tr> <td valign="top" style="width: 259.15pt; border-bottom-style: solid; border-bottom-color: #4f81bd; border-bottom-width: 1pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Dicas:<strong></strong></span></p> </td> <td valign="top" style="width: 212.35pt; border-bottom-style: solid; border-bottom-color: #4f81bd; border-bottom-width: 1pt; padding: 0cm 5.4pt; background: #d3dfee;"> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: arial, sans-serif; color: #365f91;">Comer grande quantidade de verduras antes das refei&ccedil;&otilde;es e alimentar-se de 3h em 3h</span></p> </td> </tr> </tbody> </table>

8 de Agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol

08/08/2014
<br /> Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista do HMCG, faz alerta ao pais sobre o tema.<br /> <br /> Confira a mat&eacute;ria completa publicada, hoje, no Di&aacute;rio do Grande ABC<br /> <br /> http://www.dgabc.com.br/Noticia/784796/incidencia-de-colesterol-alto-na-infancia-traz-alerta-aos-pais?referencia=ultimas-editoria

ENDOCRINOLOGISTA ALERTA SOBRE ALTA DO COLESTEROL NAS CRIANÇAS

04/08/2014
<br /> <br /> <p style="text-align: center;"><em><span style="font-size: 11pt;"><strong><span style="font-size: 16px;">Tipo LDL, considerado ruim, est&aacute; presente em excesso em 40% dos adultos e 20% das crian&ccedil;as brasileiras</span></strong><br /> <br /> <br /> </span></em></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">A volta &agrave;s aulas ressuscita um velho problema dos pais: a alimenta&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as. E n&atilde;o &eacute; para menos, j&aacute; que os pequeninos aparecem entre os pacientes com crescente alta das taxas do colesterol ruim, chamado LDL, segundo explica o endocrinologista Marcio Krakauer, do <strong>Hospital e Maternidade Dr. Christ&oacute;v&atilde;o da Gama</strong>, em Santo Andr&eacute;. Por isso, para o pr&oacute;ximo 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a alimenta&ccedil;&atilde;o infantil estar&aacute; entre os principais focos das discuss&otilde;es dos especialistas.<br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">&ldquo;Hoje em dia &eacute; comum as pessoas recorrerem aos programas de reeduca&ccedil;&atilde;o alimentar, para retomar n&iacute;veis aceit&aacute;veis das taxas de colesterol e a&ccedil;&uacute;car no sangue. Nada disso seria necess&aacute;rio, se os pais educassem e fossem bons exemplos no campo nutricional. A qualidade de nossa alimenta&ccedil;&atilde;o traz reflexos para todas as &aacute;reas da vida, considerando que os preju&iacute;zos das gorduras e dos a&ccedil;&uacute;cares t&ecirc;m dimens&otilde;es individuais e desconhecidas&rdquo;, alerta doutor Krakauer.<br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">Segundo o endocrinologista, a alta do colesterol em crian&ccedil;as tem aumentado drasticamente e j&aacute; &eacute; uma das preocupa&ccedil;&otilde;es rotineiras dos pediatras. &ldquo;Este aumento se deve, basicamente, &agrave; alimenta&ccedil;&atilde;o desregrada e fora de hora, al&eacute;m do exagero no consumo de gorduras animais e gorduras trans, somado &agrave; falta de atividade f&iacute;sica, muito comum nos dias de hoje&rdquo;, explica o m&eacute;dico.<br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">O colesterol &eacute; uma subst&acirc;ncia gordurosa presente no corpo que faz com que as c&eacute;lulas mantenham seu funcionamento normal, mas o ac&uacute;mulo dessa subst&acirc;ncia pode causar doen&ccedil;as card&iacute;acas e a obstru&ccedil;&atilde;o das art&eacute;rias e veias. Estudo do Instituto Brasileiro de Opini&atilde;o P&uacute;blica e Estat&iacute;stica (IBOPE) revelou que, 40% dos adultos e 20% das crian&ccedil;as possuem colesterol LDL alto.<br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;">Por isto, na volta &agrave;s aulas, os pais precisam redobrar a aten&ccedil;&atilde;o com a alimenta&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as que passam a ter acesso a alimentos n&atilde;o recomend&aacute;veis para a sa&uacute;de, a exemplo dos salgadinhos de cantinas, os industrializados e a outras fontes de a&ccedil;&uacute;car que, em exagero, tamb&eacute;m semeiam problemas s&eacute;rios para a sa&uacute;de da crian&ccedil;a e na fase adulta, como conseq&uuml;&ecirc;ncia de uma inf&acirc;ncia desregrada.<br /> <br /> </span></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p><span style="font-size: 11pt;">As taxas de colesterol apontadas em exame se referem &agrave; soma do bom colesterol HDL, com o mal colesterol, LDL. O resultado &eacute; considerado bom quando a taxa est&aacute; abaixo de 200 e elevada quando estiver acima de 240. As principais formas de prevenir o colesterol incluem rotina di&aacute;ria de exerc&iacute;cios para auxiliar a queima de gordura e reduzir o estresse, alimenta&ccedil;&atilde;o &agrave; base de frutas, verduras, gr&atilde;os, e evitar alimentos com grande quantidade a fim de garantir o balan&ccedil;o de nutrientes para o organismo. </span><span style="font-size: 14px;"><span style="font-size: 11pt;">&ldquo;N</span>os casos com maior risco cardiovascular e quando com as mudan&ccedil;as no estilo de vida n&atilde;o forem suficientes, os m&eacute;dicos devem lan&ccedil;ar m&atilde;o das medica&ccedil;&otilde;es chamadas Estatinas, subst&acirc;ncias redutoras do colesterol&rdquo;, ressalta o especialista.</span> </p>
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